Cidades no AM são vistoriadas para instalação de aterros sanitários
O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski,
O presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Antonio Ademir Stroski, visita três municípios do interior do Amazonas neste fim de semana para ajudar as prefeituras dessas localidades a identificarem áreas em que possam ser instalados aterros sanitários.
Benjamin Constant, Atalaia e Tabatinga serão as cidades a serem visitadas pelo presidente do Ipaam. Além da identificação de locais para futuros aterros sanitários, procedimentos referentes à biorremediação dos atuais lixões com vistas à gradual desativação dos mesmos também serão realizados.
Para Stroski, o local mais difícil para a definição será em Tabatinga, devido ao município apresentar uma geografia bem restritiva com áreas de pouca altura, limites de fronteira, limites com rio, terras do Exército e terras Indígenas. Ainda segundo o presidente do Ipaam, Autazes e Codajás são menos problemáticos nesse sentido, entretanto possuem mais de um lixão para ser eliminado.
As viagens do presidente do Ipaam ao interior para orientar os municípios quanto à destinação final de resíduos sólidos deve-se ao prazo estabelecido pela Política Nacional de Resíduos para o fim dos lixões em todo o Brasil e a completa instalação dos aterros sanitários até agosto de 2014. (Fonte: G1)